Segurança Digital

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Segurança Digital

A sua segurança é uma preocupação para a Cofidis


Conheça alguns dos sistemas e práticas de segurança que adotámos nos nossos produtos digitais.

Remote ID

Confirmação de Identidade

  • O que é o processo de confirmação de identidade?

    O processo de confirmação de identidade permite robustecer o processo de identificação dos consumidores, através da comparação dos dados pessoais indicados pelo cliente, com os dados pessoais que constam do seu cartão do cidadão. Adicionalmente é tirada uma fotografia em tempo real, que também será comparada com a fotografia do cartão de identificação.

  • Porque é feita esta confirmação de identidade?

    Para trazer ainda mais segurança aos pedidos de crédito e proteger os consumidores e o próprio sistema financeiro, mitigando os riscos de fraude, como o roubo de dados pessoais. Assim, temos ainda mais segurança de que quem submete os dados do pedido é realmente quem diz ser. Ao fazê-lo está a ajudar-nos a dar-lhe maior segurança na proteção dos seus dados pessoais.

  • Quando é feito este processo?

    Este processo de confirmação de identidade é feito após o preenchimento do formulário do pedido de crédito no nosso site.

3D SECURE

Realizar compras online em segurança

  • Porquê o sistema 3D secure?

    Este sistema de autenticação, gratuito, tem como objetivo proteger os clientes e os seus dados contra tentativas de fraude, quando fazem pagamentos online.

  • O que muda?

    Com este sistema tudo é mais fácil e seguro para si. O 3D Secure é automático, não precisa de aderir. A validação das compras é feita através de dupla autenticação (em dois fatores), mais segura contra tentativas de fraude e passa a validar a compra com uma notificação que lhe é enviada através da App MBWAY.

  • Quando é que 3D Secure foi implementado?

    Até ao final de 2020, todos os bancos e comerciantes europeus tiveram de implementar o 3D Secure.

  • Preciso de fazer alguma coisa para ter o 3D Secure?

    Ativámos, de forma automática, o 3D Secure de todos os cartões de crédito dos Clientes que têm o número de telemóvel certificado junto da Cofidis.

    Se ainda não tem os contactos certificados terá de:

    - Atualizar os seus contactos junto da Cofidis. Pode atualizar o seu número de telemóvel através da Área de Cliente Cofidis;

    - Descarregar a App MBWAY.

One time Password

Dupla Autenticação

  • O que é a dupla autenticação?

    A dupla autenticação ou autenticação de dois fatores é outro processo de confirmação da identidade do utilizador em alguma plataforma digital. O foco é o utilizador fornecer, após entrada ou login, uma segunda informação para conseguir submeter ou finalizar uma operação digital. Um dos meios mais comuns para a conclusão deste processo é a dupla autenticação por SMS, através do qual é enviada uma mensagem de texto com um código de segurança de seis dígitos (one time password) para o número certificado junto da Cofidis.

  • Em que momentos é feita esta dupla autenticação?

    Para garantir a segurança da sua autenticação e diminuir o risco de fraude a dupla autenticação pode surgir em vários momentos na sua interação com plataformas ou produtos digitais Cofidis. Pode ser no login, à entrada ou inícios de sessão pela primeira vez, a cada 90 dias ou períodos mais largos de inatividade, ou em operações relacionadas com a consulta de informação, pagamento e/ou transferências associadas aos produtos contratados com a Cofidis.





RECOMENDAÇÕES COFIDIS

Boas práticas de segurança

Nunca
reutilize palavras-passe em contas diferentes.
Nunca
negligencie as atualizações de software e de segurança.
Nunca
abra anexos de correio eletrónico de remetentes desconhecidos.
Nunca
partilhe informações sensíveis através de ligações não encriptadas.
Nunca
confie em chamadas não solicitadas que peçam informações sobre a sua conta.
Nunca
confie em janelas pop-up que pedem dados pessoais.
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